segunda-feira, 30 de março de 2009

Alfabetização socioconstrutivista.
Ler cuidadosamente antes de usar.
Uso pediátrico e adulto.
Composição:
Planejamento................................................100mg
Dedicação....................................................100mg
Intervenção-mediação........................................100mg
Credibilidade................................................100mg
Mobilização..................................................100 mg
Diversidade de textos .......................................100mg
Amor........................................................100mg
Informação ao professor: O processo de alfabetização precisa ser reconstruído. Para isso, devemos estudar muito e contar com teorias que embasem, que orientem o nosso trabalho. Aprendemos construindo e, para construir, temos que pensar. O professor deve ser mediador e saber como a criança aprende. É importante o trabalho em grupo. Caso surjam dúvidas desagradáveis durante a alfabetização, aconselha-se estudar mais e planejar melhor, selecionando novas atividades que favoreçam uma alfabetização eficiente.
Indicações: É indicada a todas as crianças, sem distinção de idade, cor, raça, religião ou classe social, e a jovens e adultos que ainda não tenham feito uso do medicamento.
Contra-indicações: Não tem.
Precauções: O trabalho deve estar centrado nos textos. É fundamental trabalhar com textos diversificados. Mas esse trabalho, para ser eficaz, depende da intervenção que o professor vai fazer.
Reações Adversas: Professores que não acreditam na capacidade da criança de aprender e não acreditam que ela aprende construindo seu conhecimento devem ser advertidos da possibilidade de a criança não se alfabetizar com sua ajuda.
Posologia:Textos diversificados, atividades de acordo com o nível de aprendizagem que a criança se encontra, num total de pelo menos quatro horas diárias. Advertimos que quando as atividades não são administradas em conformidade com as doses preconizadas e não são mediadas corretamente pelo professor, não se promove alfabetização significativa. Uso sob prescrição pedagógica.
Copiado do blog da Pró Lucinete(http://blogdaprolucinete.blogspot.com/)

sábado, 28 de março de 2009

SOU UMA BLOGUEIRA DO BEM!

Agradeço à amiga Elis(http://ferramentapedagogica.blogspot.com/) por me aceitar como "Blogueira do Bem" e por indicar meu Blog.
Adoreeeeiii!

TRABALHO DO 2º ANO A PARA O DIA DO CIRCO - 27/03

Olhem como ficou legal! Minha turminha estava, como sempre, muito feliz!
Foi uma folia!
Encontrei o modelinho em um blog que agora não lembro qual é. Assim que recordar-me darei os créditos, pois a idéia é genial!
Beijos...
Prof. Lenilda

domingo, 22 de março de 2009

PARA A MINHA SALINHA!

Para enfeitar o local destinado às lixeiras.
Detalhe do cartaz das palavras mágicas.
Cartaz das palavras mágicas!
Algumas regrinhas da turma.
* Modelos retirados de blogs amigos.
Espero que gostem!!!!
Beijos, Prof. Lenilda

COISINHAS DA MINHA SALA DE AULA!

quarta-feira, 18 de março de 2009

O PALHAÇO É A ALEGRIA DO CIRCO!

TRABALHO REALIZADO PELA MINHA QUERIDA TURMINHA DO 2º ANO. AMO MINHAS CRIANÇAS!!!

segunda-feira, 16 de março de 2009

sábado, 14 de março de 2009


Gifs Animados

OS NUMERAIS!

Encontrei os modelinhos no blog "Sapinho colorido" (http://sapinhocolorido.blogspot.com/) , modifiquei algumas coisas e ficou assim!!!

SELINHOS!!!

Recebi esses selinhos da amiguinha Cíntia Maciel (http://claudinhaecintiaartes.blogspot.com/). Fico muito feliz por sempre se lembrar de mim!!!
Alguns dos selinhos vem com desafios, vamos lá!!!
*As regrinhas básicas do memê:
- Citar em que situações você se enquadra em cada um dos pecados capitais.
- Publicar suas respostas no blog
- Passar para 8 blogs.
- Avisar e Linkar os blogs escolhidos.
Gula: pizza
Avareza: Assim como a minha amiga Cíntia,"Não sou avarenta!" Inveja: barriguinha "tanquinho"
Ira: irresponsabilidade
Soberba: às vezes, sinto-me superior... que feio!!!
Lúxuria: hum...
Preguiça: de levantar cedo.
As regras do laranja:
1-Exiba A Imagem Do Selo Laranja Que Você Acabou de Ganhar!
2-Poste O Link Do Blog Que Te Indicou.
3-Indique blogs Criativos.
4-Escreva 4 Formas Que Você Usa Para Expressar Sua Criatividade.
Costumo expressar minha criatividade em meu trabalho (procuro preparar aulas diferentes), sou criativa quando sou desafiada, quando amo e sou amada e quando estou feliz... sempre! Hehehehehe...
Ofereço os selinhos às minhas amigas e seguidoras!!!!
Beijocas!!!!!
Lenilda Rafagnin

domingo, 8 de março de 2009

COISINHAS PARA A PÁSCOA!

Inspirei-me em modelinhos encontrados em blogs de amigas. Está ficando bem legal!

PLAQUINHA PARA O BANHEIRO DA MINHA SALA!

sábado, 7 de março de 2009

M DE MULHER
Seus Malabarismos Mágicos Manipulam Marionetes.
Meninas, Mães, Madres, Marquesas e Ministras.
Madalenas ou Marias.Marinas ou Madonas.
Elas são Manhãs e Madrugadas.
Mártires e Massacradas.
Mas sempre Maravilhosas, essas Moças Melindrosas.
Mergulham em Mares e Madrepérolas, em Margaridas e Miosótis.
E são Marinheiras e Magníficas.
Mimam Mascotes.
Multiplicam Memórias e Milhares de Momentos.
Marcam suas Mudanças.
Momentâneas ou Milenares, Mudas ou Murmurantes,Multicoloridas ou
Monocromáticas, Megalomaníacas ou Modestas,Musculosas, Maliciosas,
Maquiadoras, Maquinistas,Manicures, Maiores, Menores, Madrastas,Madrinhas,
Manhosas, Maduras, Molecas,Melodiosas, Modernas, Magrinhas.
São Músicas, Misturas, Mármore e Minério.
Merecem Mundos e não Migalhas.
Merecem Medalhas.
São Monumentos em Movimento, esses Milhões de Mulheres Maiúsculas.
Autor desconhecido

segunda-feira, 2 de março de 2009

DICA DE LEITURA!

COLEGAS ALFABETIZADORAS!
Para a realização de meu Trabalho de Conclusão de Curso, no ano passado, li vários livros interessantes. Um deles foi "Consciência Fonológica em crianças pequenas" adaptado à Língua Portuguesa por Regina Lamprecht e Adriana Corrêa Costa. O livro traz teorias e sugestões de atividades que favorecem a consciência fonológica da criança.
Como alfabetizo utilizando o método fônico, observo a importância de tais atividades e, também, o importante papel da consciência fonológica da criança para um trabalho significativo em sala de aula, que leve em consideração a "bagagem linguística" do aluno. Para quem já o faz, nada de novidades. Para quem quer mudar, experimente o trabalho com o método fônico... É fantástico!!!
Prof. Lenilda

LEITURA E REFLEXÃO

A lição da borboleta
Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo e um homem ficou observando o esforço da borboleta para fazer com que o seu corpo passasse por ali e ganhasse a liberdade. Por um instante, ela parou, parecendo que tinha perdido as forças para continuar. Então, o homem decidiu ajudar e, com uma tesoura, cortou delicadamente o casulo. A borboleta saiu facilmente. Mas, seu corpo era pequeno e tinha as asas amassadas. O homem continuou a observar a borboleta porque esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e ela saísse voando. Nada disso aconteceu. A borboleta ficou ali rastejando, como corpo murcho e as asas encolhidas e nunca foi capaz de voar! O homem, que em sua gentileza e vontade de ajudar, não compreendeu que o casulo apertado e o esforço eram necessários para a borboleta vencer essa barreira. Era o desafio da natureza para mantê-la viva. O seu corpo se fortaleceria e ela estaria pronta para voar assim que se libertasse do casulo. Algumas vezes, o esforço é tudo o que precisamos na vida. Se Deus nos permitisse passar pela vida sem obstáculos, não seríamos como somos hoje. A força vem das dificuldades, a sabedoria, dos problemas que temos que resolver. A prosperidade, do cérebro e músculos para trabalhar. A coragem vem do perigo para superar e, às vezes, a gente se pergunta: não recebi nada do que pedi a Deus. Mas, na verdade, recebemos tudo o que precisamos. E nem percebemos.
ADORO ESSA MENSAGEM!! ESPERO QUE GOSTEM...
 
© Copyright 2010-Reneide Criações. All rights reserved